Controle Financeiro no Excel: Organize suas Finanças

Controle Financeiro no Excel: Organize suas Finanças

Neste post nós vamos analisar como fazer um controle financeiro com o Excel, que é uma ferramenta poderosa que pode ser utilizada para diversos fins. Um desses fins é justamente o controle das finanças pessoais ou até mesmo empresariais.

Além disso utilizando planilhas personalizadas, você terá uma visão completa dos seus gastos, ganhos e investimentos, podendo assim ter mais controle financeiro.

CONTROLE DE GASTOS COM EXCEL

Para iniciar a nossa análise vamos levar em consideração o controle de gastos. Uma das principais dificuldades das pessoas é justamente saber o quanto elas estão gastando no mês. Pois caso os gastos estejam acima dos ganhos, certamente o controle financeiro não será possível. Então, essa análise é muito válida para que você possa, de fato, ter os resultados desejados.

Para que esse controle seja feito, nós vamos utilizar uma série de recursos do Excel, como por exemplo, a fórmula somase. Nesse caso, a fórmula é utilizada para avaliar qual o valor total pago sempre que inserimos a palavra “ok” para sinalizar a quitação daquele débito.

Assim, ele traz um resultado mostrando o total que já foi pago e sinalizando quais as contas que ainda estão em aberto. Esse tipo de controle é eficiente, pois mostrará o quanto foi pago e o quanto ainda falta a ser pago para a quitação total dos débitos.

COMO CRIAR UMA PLANILHA DE CONTROLE FINANCEIRO COMPLETO COM EXCEL

Para criar um controle financeiro mais completo vamos digitar uma lista mostrando as suas fontes de renda e seus gastos fixos. Uma dica é utilizar a coluna A do Excel colocando os valores um embaixo do outro para uma melhor organização.

No final, acrescente campos com o total de recebimentos, o total de gastos e um saldo final. Dessa forma, você pode e deve adaptar o controle para a sua realidade colocando as informações de acordo com suas necessidades.

Ao digitar essas informações é interessante formatar todos os campos para o padrão contábil ou se você preferir para a moeda. Assim teremos uma visão melhor dos valores inseridos na planilha.

Um outro detalhe que devemos nos atentar, é que podemos incluir “renda extra”, caso seja o seu cenário. Essa renda extra pode ser, por exemplo, uma pessoa que contribui com as contas do lar, como a esposa, o marido ou até mesmo um parente que more no mesmo local e faça a contribuição financeira.

Claro que neste campo podemos também considerar rendimentos de investimentos, horas extras ou até mesmo algum tipo de empreendimento que gerem retorno financeiro.

COMO REALIZAR OS CÁLCULOS

Para realizar os cálculos nós vamos utilizar uma das funções básicas mais conhecidas do Excel, que seria a função soma. Primeiramente vamos somar no campo total de entradas todos os valores disponíveis para o pagamento das contas.

Vamos repetir o mesmo processo para somar as contas do mês. Assim teremos os valores de entradas e os valores dos gastos mensais.

A partir de então fica muito fácil obter o resultado, avaliando as entradas e as despesas para observar se temos saldo positivo ou negativo no mês.

RESUMO

Atualmente a educação financeira é um assunto muito em alta. Controlar as suas finanças, entender os seus gastos e até mesmo realizar investimentos, é algo que agora é muito mais amplamente divulgado do que antigamente.

Isso porque as necessidades de controle financeiro na atualidade são muito evidentes, não é necessário dizer o quanto a maioria dos salários em nosso país são defasados.

Realizar sonhos como a compra da casa própria, a compra de um carro novo ou até mesmo de uma viagem certamente passam por um bom controle financeiro.

Sendo assim, o Excel pode ser uma importante ferramenta para que você faça esses controles e tenha mais sucesso na área das finanças pessoais. Além de todas as vantagens citadas no decorrer deste post, eu vou acrescentar o fato de que conhecimentos em Excel são fundamentais também no mercado de trabalho.

Os conceitos apresentados aqui para controle financeiro utilizando o Excel podem ser aplicados a finanças de empresas. Afinal, por lá teremos entrada de dinheiro o que é chamado faturamento e a saída de dinheiro que são intitulados como custos mensais. Por fim, esse conceito é aplicado a todo e qualquer controle financeiro, seja ele pessoal ou até mesmo profissional.

Considere conhecer os nossos cursos de Excel e pacote Office para ter mais domínio sobre essas fantásticas ferramentas. Aqui na Workover tem vários cursos que vão te deixar afiado neste assunto, é só seguir os links. Um grande abraço e te vejo no próximo post.

• Pacote Office - Excel, Word e PowerPoint • https://workover.com.br/cursos/443 • Mini Curso GRATUITO de Excel para Iniciantes • https://workover.com.br/cursos/1803

Wagner Cardoso

Wagner Cardoso

Sou formado em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Pós-Graduado em Docência para Ensino Superior. Desde 2012 atuo em uma ONG na Cidade de São Paulo - Brasil, onde sou Técnico Especializado e ministro aulas para turmas presenciais na área de Informática.

Postagens recentes